sexta-feira, 28 de maio de 2010

Curso História Ontem no Hoje- Criacionismo ou Evolucionismo?

Há tempo, o ser humano pesquisa sobre sua origem e uma das respostas está nos estudos realizados por Charles Darwin, conhecida como Evolucionismo. Que contraria o Criacionismo defendido pela teologia judaico-cristã , pautados na Bíblia.
Ficamos nós entre o conhecimento científico e o conhecimento através da fé?
Qual é a concepção defendida por você? Evolucionismo ou Criacionismo?

21 comentários:

  1. Acredito que um complemente o outro, tenho dúvidas...Darwin não estava errado, mas Deus também não. A arqueologia responde algumas perguntas, mas nem todas.O que explicaria seria o conhecimento pela fé.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Acredito no evolucionismo, porém o ele não nega o criacionismo e sim o fixismo. Como o próprio Darwin citou pouco antes de morrer em uma auto biografia em 1881 "...quanto aos meus sentimentos religiosos a cerca dos quais tantas vezes tem perguntado considero-os assunto que a ninguém possa interessar se não a mim mesmo posso adiantar porém que não me parece haver qualquer incompatibilidade entre a aceitação da teoria evolucionista e a crença em Deus....". O próprio Darwin não nega a criação. Deus criou, mas quem vai dizer como ele criou é a ciência.
    As leis da física e química desse universo permitiram o surgimento e a evolução da vida mas quem criou as leis da física e da química foi Deus.

    ResponderExcluir
  4. Partimos sempre do princípio da existência de um Universo criado por um ser Supremo, Deus. Ele criou o homem com a faculdade de atuar sobre todos os seres vivos. A evolução da espécie está orientada na mais recional das hipóteses, o homem como ser dominante, evoluído.O evolucionismo é consequência.

    ResponderExcluir
  5. Aceito o criacionismo, mas durante meus estudos me deparei com o evolucionismo, e mediante à algumas comprovações arqueológicas causaram-me dúvidas em relação ao criacionismo, em virtude disso acho difícil defender e posicionar-me mediante uma delas.

    ResponderExcluir
  6. De certa forma me vejo entre a espada e a cruz, pois através dos estudos científicos a teoria de Charles Darwin de defensor do determinismo genético vem sendo comprovada através dos anos com as descobertas das diferentes espécies, em sua maioria na região do continente africano, e acredito através dos estudos, nessa evolução dos seres.
    Recentemente, uma nova descoberta pelo paleoantropólogo Lee Berger e colegas da Universidade de Witwatersrand acharam dois esqueletos fossilizados preservados no calcário por quase 2 milhões de anos, chamado de Australopithecus sediba que viveu quando os “humanos” estavam evoluindo dos mais primitivos para o Homo erectus.
    Esse achado também ocorreu na região da África, na Gruta de Malapa perto de Johanesburgo, África do Sul.
    E para finalizar, quando digo que me vejo entre a espada e a cruz é porque acredito em Deus, em um ser superior que tem o dom de dar a vida, alguém que me conduz quando a Ele recorro.

    ResponderExcluir
  7. Neila Fatima Pires Fuzari de Oliveira5 de junho de 2010 às 16:27

    Neila Fatima P.F. de Oliveira, muita polêmica tem se originado onde a questão do criacionismo bíblico vai conquistando mais adeptos em contraposição do evolucionismo sobre a evolução das espécies.
    Não sei qual a capacidade arqumentativa dos que defendem uma e outra tese dividindo-se talves em discussões estéreis que nada aproveitam e nem ajudam a clarificar a verdade das coisas pois no meu entender ambas as teses estão corretas, e não se dissociam uma da outra.

    ResponderExcluir
  8. Neila Fatima Pires Fuzari de Oliveira5 de junho de 2010 às 16:39

    Neila Fatima Pires Fuzari de Oliveira.
    Muita polêmica tem se originado onde a questão do criacionismo biblico vai conquistando mais adeptos em contraposição da evolucionismo sobre a evolução das espécies. Não sei qual a capacidade arqumentativa dos que defendem uma e outra, dividindo-se talves em discussões estéreis que para nada aproveitam e nem ajudam a clarificar a verdade das coisas pois no meu entender ambas estão corretas e não se dissociam uma da outra desde que se ultrapassem aslimitações do conhecimento científico e religioso.

    ResponderExcluir
  9. Shirlei da Silveira Marin Rubello8 de junho de 2010 às 12:52

    Tanto para os criacionistas quanto para os evolucionistas, todos os seres humanos possuem uma mesma origem, independentemente de qualquer característica física. Entre os próprios evolucionistas, existem controvérsias: de tempos em tempos são propostos novos modelos de evolução do homem, enquanto outros passam a ser vistos como ultrapassados. Sendo assim, acredito no evolucionismo, mas respeito os defensores do criacionismo, isto é, Deus está acima de qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  10. Veronilda

    O que é certo é que o criacionismo e o evolucionismo são duas propostas contrárias.
    Mesmo que na Bíblia tenha alguns pontos não muito claros ou alienados escritos de acordo com o período, tenho dentro de mim que tudo foi criado por Deus.

    ResponderExcluir
  11. Edilson Teixeira dos Santos15 de julho de 2010 às 11:35

    O criacionismo e o evolucionismo são duas propostas contraditórias qque dizem respeito á ocorrência temporal de um fenômeno: a origem do homem.
    Todo criacionismo se baseia em uma crença religiosa de que o Universo e os seres vivos foram criado por Deus.Assim, buscam fundamentar a afirmação da origem divina do Universo e dos seres vivos em argumentos não somente religiosos mas também científicos e filosóficos.
    Todo evolucionismo é fruto de pesquisas científicas que começaram com Charles Darwin, que defendia que as cacterísticas biologicas dos seres vivos passam por um processo no qual fatores de ordem natual. A evolução significa desenvolvimento progressivo, que passa por uma transformação.
    Em suma, tanto o criacionismo e o evolucionismo são teorias aceita por toda a sociedade, respeitando os seus princípios ideologicos.

    ResponderExcluir
  12. Não descarto totalmente o Evolucionismo, alguns aspectos até que explicam muita coisa, mas o Criacionismo ainda hoje é o que me dá mais certezas, já que nem todos os elos do evolucionismo foram encontrados, ainda afirmo crer mais no criacionismo, sei também que a bíblia deve ser interpretada e não dá pra le-la como a ´´unica fonte de verdade, já que foi escrita por homens, mesmo que inspirados, são passíveis de erros.

    Professor Randerson

    ResponderExcluir
  13. Segundo João P. M. H. Ferreira e Luiz Estevam de Oliveira Fernandes no livro Nova História Integrada: Existem vária interpretação sobre a criação do homem umas religiosas outras científicas. Dentre as cientificas a mais aceita é a de Charles Darwin ( séc. XIX), o evolucionismo.

    Adriana da Silva

    ResponderExcluir
  14. Caros professores, olha a dificuldade que temos em abordar este tema, pois ficamos entre a fé e a razão...E a fé não se explica

    ResponderExcluir
  15. Eu acredito que Deus nos fez a sua imagem e semelhança, e que o Criacionismo não é uma ciência mas sim, uma tentativa de explicar a essência de estabelecer uma ligação entre a comprensível e a incompreensível.
    Santo Agostinho afirmava que as sagradas escrituras deveriam ser interpretadas de modo a harmonizá-las com os conhecimentos disponíveis de cada época sobre o mundo natural.
    A igreja católica, defende o pensamento de Santo Agostinho, afirma que "embora a fé supere a razão, não poderá nunca existir contradição entre a fé e a ciência, porque ambas têm origem em Deus. É o mesmo que dá origem ao homem seja a luz da razaão seja a luz da fé".

    ResponderExcluir
  16. Rosa Aparecida de Souza Machado30 de agosto de 2010 às 10:33

    Penso que tudo foi criado por Deus, ou seja lá o nome que lhe dêem. O que tenho aprendido é que não pode haver efeito sem uma causa que o produza. Observamos isso na vida, nas leis que regem o universo, etc. Tudo revela um efeito inteligente acima da capacidade humana e só podemos concluir que se isso não foi criado pelo homem foi criado por algo muito inteligente. O acaso jamais poderia criar coisas tão belas e perfeitas, funcionando harmonicamente. A partir dessa criação também podemos observar que tudo evoluiu (para melhor) é só observar a história da civilização. Portanto, não há como negar o Criacionismo e também o Evolucionismo. Tudo que existe foi criado e a partir daí houve um processo de evolução que é constante e infinito.

    Rosa Aparecida de Souza Machado

    ResponderExcluir
  17. SIDNEI APARECIDA NILSEN30 de agosto de 2010 às 12:36

    Ir para a mensagem anterior | Ir para a próxima mensagem | Voltar para as mensagensMarcar como não lida | Imprimir ResponderResponder a todosMover...Entrada
    Sinalizar esta mensagemRe: criacionismo ou evolucionismoQuarta-feira, 4 de Agosto de 2010 10:47
    De: "sidnei nilsen" Adicionar remetente à lista de contatosPara: "Sandra Regina Alves de Souza Souza" SANDRA, tentei várias vezes, mas não consegui postar o meu comentario no seu BLOG, por isso estou lhe enviando pelo email.


    CRIACIONISMO: a única verdade é que somos a espécie dotada de capacidade de raciocínio,o que nos permite adaptação. ' E DEUS FEZ O HOMEM', após criar Céu e Terra, para que sua obra não fosse em vão. O Criacionismo está submetido à seleção natural adaptação e sucesso reprodutivo, o que permite a evolução. E, hoje está confortavel no espaço conquistado no século XIX, quando os pensadores cristãos perceberam que a BIBLIA deveria ser interpretada.

    ResponderExcluir
  18. Desde pequeno sempre fui criado dentro de um princio religioso, por isso dentro da minha visão de mundo, não existe criaturas sem um criador, afirmo que Deus´criou não só homem mas tudo o que existe abaixo dele. Penso que o evolucionismo serve mais para uma ajuda didatica em sala de aula.

    ResponderExcluir
  19. Marli de Fátima Scatena31 de agosto de 2010 às 18:58

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Marisa Aparecida Valereto Silva2 de setembro de 2010 às 07:07

    De acordo com os dados Bíblicos a criação do mundo e do ser humano estão relacionados ao criacionismo.Através da minha fé, como um ser cristão acredito intensamente que o criacionismo faz parte do nosso mundo e de nossa vida.

    ResponderExcluir